segunda-feira, 9 de março de 2009

Formação Juri - Quem é o formador Miguel Ruivo?


O primeiro Curso de formação de Jurís de Kayaksurf e Waveski tem como formador o Sr. Miguel Ruivo. E quem é o Sr. Miguel Ruivo? Deixamos aqui uma entrevista do nosso formador convidado para esclarecer o motivo da nossa escolha:




Como começas-te a surfar (teus dados pessoais)
Miguel Palma Ruivo, nascido em 1966, S. Francisco Califórnia, Residente na Ericeira
Comecei a surfar com 10 anos de idade, em s. Pedro do Estoril, com pranchas emprestadas, e por influencia da turma local.


Como olhas o nosso desporto que surfa com pagaias?
Sou, naturalmente, um apaixonado pelo surf e restantes desportos de ondas, e embora mantenha o surf como a minha actividade de eleição já experimentei muitas formas diferentes de correr ondas. Estou curioso e expectante por experimentar mais uma.

Que conselhos dás para o sucesso das nossas modalidades?
reflexão cuidada sobre os caminhos que querem percorrer e posterior regulamentação do desporto. É fácil olhar para os exemplos das modalidades que andaram anos para conseguir qualquer coisa e evitar fazer os mesmos erros. Porém para isso é necessário alguma união entre praticantes.



Vais ser o formador do curso de júri de Kayaksurf e Waveski, que podemos esperar para esse evento?
Em primeiro lugar o possível contributo para o início da formação dos juízes e técnicos que terão um papel fundamental na qualidade do Waveski e Kayaksurf nacional no futuro a médio e longo prazo. Depois, vamos tentar criar mecanismos que permitam aos responsáveis pelo futuro da modalidade continuar a formação de todos os intervenientes, adaptando e alterando o que for necessário para assegurar a sua vitalidade.
Finalmente, espero que no grupo de formados apareçam elementos com motivação para continuar o aperfeiçoamento dos regulamentos e sua divulgação, tão importante para o futuro da modalidade. Vou tentar passar essa mensagem, e estou certo que a faixa etária dos praticantes vai facilitar muito essa tarefa.

No futuro vamos ter várias modalidades num pico, ou muitos picos de uma só modalidade?
Estou inclinado para acreditar mais na segunda hipótese. À semelhança do que já vai acontecendo com o bodboard, é natural que os praticantes de Kayaksurf e Waveski procurem cada vez mais os picos adequados à sua modalidade. Isso não impedirá no entanto, que haja misturas de várias modalidades num pico, mas acho que haverá sempre uma que se sobreporá às outras.



Com uma vasta experiência quer como praticante, treinador, formador e dirigente, dos quais destacamos títulos a nivel nacional de surf e longboard, fundador da 1º escola e clube de surf nacional, Miguel Ruivo continua no activo e prova disso foi o título nacional de longboard em 2008, o 8º lugar no Mundial de Surf (ISA Games) 2008, é também, actualmente, Treinador Nacional de diversas categorias de surf. Acedeu gentilmente em colaborar com a Komissão e elaborar um Regulamento de Prova que começará a ser aplicado este ano no CKNW, assim como em ser formador na 1ª acção de formação sobre juri de kayaksurf e waveski.

Desde já OBRIGADO Miguel!
A KOMISSÃO CNKW
Fotos: Miguel Ruivo

3 comentários:

Anónimo disse...

Não existe já um regulamento???

Para quê um novo regulamento?

O que está mal no antigo regulamento?

CHAMP. disse...

EXCELENTE INICIATIVA , E UMA BELA MANEIRA DE INICIAR AS ACTIVIDADES DA KOMISSÃO ......PARABENS A TODOS

Anónimo disse...

Obrigado Champ, precisamos de todos, contamos contigo.

Um abraço

João Freitas